Henning Larsen completou seu novo campus para a Escola Internacional Francesa em Hong Kong, oferecendo um “oásis verde vibrante na densa cidade”. A escola com capacidade para 1100 alunos possui uma fachada caleidoscópica composta por uma grade de 727 azulejos multicoloridos, oferecendo um “ ambiente sustentável e vibrante que apoia uma educação multicultural de classe mundial”.
Localizado no bairro Tseung Kwan O, o projeto de 19.600 metros quadrados compreende uma série de grandes espaços abertos chamados Villas, cada um com 125 alunos da mesma faixa etária. Os espaços são organizados em torno de uma ágora central, facilitando atividades em grupo e colaboração.
A fachada multifacetada de azulejos cerâmicos oferece uma “representação material do ambiente interno”. Os padrões vibrantes simbolizam a visão internacional da escola, que oferece cinco idiomas com um corpo discente representando 40 nacionalidades.
A forma e a fachada do prédio respondem ao clima e às condições locais, com as salas de aula localizadas na parte norte e sul, evitando o sol baixo do leste e do oeste, enquanto os brises profundos impedem a entrada direta de luz solar nos espaços.
O redesenho do campus também inclui o plantio de 42 árvores, jardins suspensos de vários níveis e um jardim botânico de 550 metros quadrados. A vegetação melhora a qualidade do ar no ambiente urbano denso, enquanto promove um ambiente prático para os alunos ganharem experiência no mundo natural.
Fora do horário escolar, o campus se transforma em um oásis verde e tranquilo para uma cidade de escasso espaço natural. O ginásio, as áreas de exposição, a cantina e o playground podem ser abertos ao público, permitindo que a escola funcione como um “farol da cultura francesa”.
Dissolvemos as salas de aula tradicionais e impusemos limites sobre como os espaços de aprendizagem podem permitir que professores e turmas trabalhem juntos em um ambiente aberto mais colaborativo [...] Com sua ampla gama de medidas sustentáveis, variando desde a escolha dos materiais até as muitas formas passivas para economizar energia e garantir ótima luz solar, para a maneira como a escola é capaz de compartilhar espaços com a comunidade do entorno, o novo campus da FIS oferece aulas de arquitetura sustentável para alunos e construtores locais.
- Claude Godefroy, diretor de design e sócio da Henning Larsen Hong Kong
A Escola Internacional Francesa foi concluída em setembro de 2018.
Via: Henning Larsen